Muitas pessoas, especialmente mulheres mais velhas, sofrem com varizes. Mas não se trata apenas de um defeito estético, como muitos de vocês pensam. Trata-se de uma doença venosa crônica que afeta principalmente os membros inferiores, mas também ocorre em outras partes do corpo. Infelizmente, ela pode levar a complicações mais sérias, que incluem dor e inchaço, mas também inflamação grave. A maioria das pessoas trata as varizes com meias elásticas e cremes. Mas poucas pessoas sabem que uma fruta tropical também pode tratar o problema.
Válvulas enfraquecidas ou danificadas no interior das veias estão por trás do desenvolvimento das varizes. Sua função é evitar o refluxo do sangue e, se elas não funcionarem adequadamente, o sangue começa a se acumular. As veias então se dilatam, projetando-se acima da pele e causando padrões azuis e roxos.
As varizes são um problema bastante comum. Os principais fatores de risco incluem:
A cura para as veias varicosas geralmente consiste em mudanças no estilo de vida. Caminhadas regulares, ioga ou natação estão entre as atividades adequadas. Tente também não ficar em pé ou sentado em um mesmo lugar por longos períodos de tempo, alongue-se, movimente-se e descanse. Tente também mudar sua dieta e levar uma vida saudável em geral. Em caso de problemas de longo prazo, meias de compressão ou cremes à base de ervas podem ajudar. No entanto, poucas pessoas sabem que o abacaxi também ajuda a tratar as varizes.
O abacaxi é uma fruta suculenta que pode ser usada em coquetéis, saladas, compotas, em todos os tipos de pratos e agora é frequentemente combinada com alimentos salgados. Além disso, porém, ele também possui um grande número de vitaminas e minerais.
O abacaxi contém bromelaína. Essa enzima natural com efeitos anti-inflamatórios ajuda a combater o inchaço. Ela quebra as proteínas e ajuda o corpo a quebrar os depósitos de fibrina, que geralmente se depositam nos vasos sanguíneos em doenças venosas crônicas. Se uma pessoa consumir essa fruta regularmente, o risco de varizes será bastante reduzido ou, se você já estiver sofrendo com elas, ela poderá ajudá-lo a vencê-las.
“A bromelaína do abacaxi é uma alternativa natural aos anti-inflamatórios não esteroides. Além disso, ela age sobre a causa das alterações inflamatórias nas veias, não apenas sobre as manifestações”, diz o médico alemão W. M. Kushnir, especialista em medicina venosa. No entanto, os especialistas ressaltam que o abacaxi não é adequado para todos. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes não devem consumi-lo justamente por causa de seu alto teor de bromelaína.