Os cães têm sentidos ligeiramente diferentes dos humanos. Seu olfato é muito mais desenvolvido, sua audição é mais forte e, quanto à visão, esses animais são dicromáticos, portanto, só conseguem ver azul e amarelo e combinações dessas cores. E até mesmo seu paladar é um pouco diferente. Ou melhor, eles são capazes de distinguir muitas coisas pelo paladar. Se você ainda não se perguntou por que eles lambem tudo, a leitura deste artigo pode esclarecer algumas coisas para você.
Você tem um cão em casa que o cumprimenta quando você chega do trabalho lambendo seu rosto? Ou ele o acorda todas as manhãs com a língua molhada? Algumas pessoas tentam fazer com que seu animal de estimação abandone esse hábito, outras não dão muita importância a isso, dizendo até que a saliva do cão é medicinal. Mas como é isso na realidade? Explicaremos por que os cães realmente lambem o rosto das pessoas e se a saliva deles realmente tem algum efeito curativo.
Quase todo cão lambe o rosto de seu dono, mas às vezes também o de convidados e outras pessoas. E as raízes desse comportamento remontam aos lobos, os ancestrais dos cães atuais. Os lobos jovens lambem a boca dos adultos para exigir comida deles. Mas, às vezes, eles também demonstram submissão. Hoje, os cães lambem para demonstrar respeito ou para fazer contato. É um ritual que ajuda os cães a manter os laços da matilha.
No entanto, um cão pode demonstrar amor e afeto ao lamber, mas, infelizmente, também pode demonstrar estresse. A veterinária Karen Becker adverte que um cão que lambe um humano compulsivamente pode estar sofrendo de estresse, tédio ou até mesmo dor. Também é uma boa ideia ficar atento a outros sinais, como pisar, choramingar ou evitar o contato.
Talvez não estejamos tão conscientes disso, mas a pele humana deixa muitas marcas em nós ao longo do dia. A julgar por seu paladar, um cão é capaz de sentir uma variedade de coisas. Ele a acha salgada com um pouco de ferro. Suor, poeira, bactérias benéficas e prejudiciais. Está tudo lá.
Portanto, às vezes o cão não lambe o rosto apenas como demonstração de afeto ou para expressar suas emoções. Trata-se de uma exploração sensorial. Os cães têm 1.700 papilas gustativas na boca(os humanos têm cerca de 9.000), mas eles têm uma língua extremamente sensível e, juntamente com seu olfato, simplesmente leem nossos rostos. E isso inclui nossas emoções, nosso humor e o que provavelmente estivemos fazendo durante o dia fora de casa.
Algumas pessoas afirmam que a saliva do cão é medicinal. Dizem que os cães criaram muitos anticorpos em suas bocas por lamberem constantemente as coisas da natureza. Se eles lamberem uma ferida que esteja sangrando, por exemplo, muitas pessoas acreditam que isso pode ajudar na cicatrização. Entretanto, a saliva do cão certamente não é estéril e não é uma substância medicinal.
A boca de um cão abriga mais de 600 espécies de bactérias, incluindo algumas que podem ser transmitidas aos seres humanos. Embora a maioria dessas bactérias seja comum em cães e inofensiva para os seres humanos, em alguns casos, lamber uma ferida aberta pode causar danos e inflamação. Embora a saliva possa ter funções de coagulação sanguínea e antibacteriana(por exemplo, ajudando os animais a curar feridas), não foi demonstrado que ela ajude a curar feridas humanas e, em vez disso, pode causar infecção.
Se o seu cão for vacinado e você estiver ciente do que ele está comendo e de onde ele está se movendo, é improvável que as lambidas dele sejam perigosas para você. Ainda assim, não é aconselhável deixar seu cão lamber a si mesmo ou a outras pessoas. Nunca se sabe se uma pessoa é alérgica à saliva do cão e terá uma erupção cutânea no rosto, ou se um parasita entrará em uma ferida (mesmo que pequena e imperceptível) dessa forma.