Você acha que o sangue é apenas uma parte do corpo e não pode lhe trazer nada de especial, exceto mantê-lo vivo? Você ficaria muito surpreso. Porque se você for portador de um tipo sanguíneo específico, você é realmente especial. E a medicina o valoriza muito.
Existem vários tipos de sangue. Mas um deles é único, não apenas em suas origens, mas também do ponto de vista médico. Estamos falando do tipo sanguíneo Rh-0, que é excepcional em vários aspectos.
Diz-se que é o grupo sanguíneo mais raro do mundo, e é por isso que é frequentemente chamado de “sangue dourado”. Uma mutação genética aparentemente levou à criação desse grupo sanguíneo. Ele é caracterizado pela ausência de proteínas conhecidas como fatores Rh ou antígenos nas células vermelhas do sangue. De outra forma, é comum que a maioria das pessoas tenha diferentes tipos de antígenos Rh.
Em todo o mundo, você encontrará menos de 50 pessoas com esse tipo sanguíneo. Ele foi descoberto em 1961 em uma mulher que vivia na Austrália. Há relatos de que aproximadamente 1 em cada 6 milhões de pessoas tem esse tipo sanguíneo. De acordo com as estatísticas, menos de 0,1% das pessoas têm sangue dourado em suas veias.
O problema surge, entretanto, quando esses indivíduos precisam de uma transfusão de sangue. Existem apenas nove doadores ativos em todo o mundo. Portanto, esse é o grupo sanguíneo mais valioso.
O problema é que os outros grupos sanguíneos têm antígenos. Se essas pessoas doassem sangue para pessoas com sangue dourado, seu sistema imunológico poderia lutar contra ele.
Os indivíduos com sangue O-negativo clássico são doadores universais para qualquer grupo, enquanto as pessoas com sangue Rh-nulo, ou sangue dourado, só podem ser doadoras para pessoas com tipos sanguíneos raros dentro do sistema Rh.
Portanto, essas pessoas são aconselhadas a armazenar seu próprio sangue para esses casos. Da mesma forma, elas devem evitar atividades que coloquem a saúde em risco. O grupo Rh-nulo também é propenso à anemia.
“Para as pessoas que vivem com sangue sem o fator Rh, a melhor opção seria doar e congelar o sangue em caso de cirurgias planejadas e tratar cuidadosamente problemas como anemia com medidas como ferro ou ácido fólico para evitar transfusões o máximo possível”, disse o Dr. Zaher Otrock.
O Golden Blood é uma prova de como o corpo humano é único e sempre surpreendente. Embora os indivíduos com esse tipo sanguíneo sejam excepcionais, eles também precisam enfrentar certos riscos, como o de doar sangue. No entanto, esse sangue é extremamente importante para a medicina.