Você lida com muitos problemas em sua vida, mas os de saúde devem estar sempre em primeiro lugar. É por isso que você pode negligenciar algumas doenças ou não dar tanta importância a elas. No entanto, também é importante pensar em seus vasos sanguíneos, pois você pode facilmente ajudar a entupi-los.
A demência está associada ao envelhecimento; a doença de Alzheimer é provavelmente a clássica que vem à mente. Mas há outro tipo que tem efeitos igualmente graves para a saúde. Trata-se da demência vascular, que é causada pelo bloqueio dos vasos sanguíneos. Você pode não estar ciente disso, mas muitas vezes você mesmo está contribuindo para isso com seu estilo de vida.
A demência vascular é uma síndrome que afeta os processos de pensamento, como a memória, o raciocínio, o planejamento e o julgamento, como resultado da obstrução dos vasos sanguíneos e da consequente redução do fluxo sanguíneo para o cérebro.
Os distúrbios da circulação sanguínea no cérebro podem levar a derrames, nos quais uma artéria do cérebro fica bloqueada, ou a ataques cardíacos. A demência vascular é responsável por cerca de 10% dos casos de demência e, em muitos casos, ocorre junto com outros tipos de demência.
Vasos sanguíneos obstruídos são o resultado do acúmulo de uma substância chamada placa arterial em suas paredes internas. Consequentemente, o fluxo sanguíneo é reduzido ou, em casos piores, pode ser completamente impedido.
Os problemas nos vasos sanguíneos geralmente são autoinfligidos, pois são influenciados principalmente pelo seu estilo de vida. Esses fatores incluem dieta não saudável, tabagismo, diabetes, obesidade, pressão alta ou colesterol alto. Todos esses fatores podem levar a vasos sanguíneos obstruídos e danificados e, portanto, à demência vascular.
Os sintomas da demência vascular geralmente se misturam aos sintomas de outras demências. Entretanto, geralmente não se trata principalmente de problemas de memória, mas sim da capacidade de resolução de problemas e da velocidade de raciocínio.
Os sintomas comuns da demência vascular incluem confusão, problemas de concentração e atenção, capacidade reduzida de organizar pensamentos, raciocínio lento ou dificuldades de memória, organização e tomada de decisões. Outros sinais incluem inquietação, depressão, apatia ou marcha instável.
Isso pode ser evitado? A resposta não é um “sim” definitivo. Depende de seu estilo de vida e de sua prevenção. Se você tentar viver de uma forma que evite o problema, o risco pode ser mínimo.