O café pode estar lhe fazendo bem e o aviso vem de forma silenciosa

História de

Avatar photo

M. Levin

09.08.2025

━━ Quase todos nós tomamos café, mas poucos sabem o quanto ele pode ser perigoso para nós. ( Fonte: Ante Samarzija /  Unsplash+ )

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Tomamos café pela manhã para nos dar energia, depois do almoço com amigos e parentes, e de vez em quando compramos café gelado no verão. Há muitas maneiras de tomá-lo. Nos últimos anos, os efeitos positivos do café sobre a saúde têm sido descritos com frequência. Mas, infelizmente, há também uma série de efeitos negativos. E as advertências geralmente são feitas de forma muito discreta.

Tomamos café por vários motivos. Algumas pessoas o tomam por causa da cafeína, para obter energia, outras porque gostam dele, outras simplesmente por hábito. Mas é importante lembrar que devemos limitar a quantidade que bebemos. Em muitos casos, não apenas a cafeína, mas também outras substâncias presentes na bebida causam problemas de saúde.

Ele pode ser benéfico?

Sim, o café é uma bebida que de fato tem efeitos positivos para a saúde comprovados cientificamente. As pessoas que tomam de 2 a 3 xícaras de café por dia têm um risco menor de doenças cardiovasculares. A bebida também está associada a um risco reduzido de diabetes tipo 2, bem como de cirrose hepática.

De acordo com alguns estudos, o café é útil como prevenção contra doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer. Por último, mas não menos importante, ele também melhora o humor, ajuda a combater a depressão e melhora o desempenho físico.

O café é bom, mas…

Embora o café tenha confirmado pontos positivos, infelizmente, em muitos casos, ele também pode ser um assassino silencioso. Especialmente se você exceder os 400 miligramas de café por dia (ou seja, 4 xícaras). Se você toma essa quantidade de café regularmente, está se preparando para ter problemas. Mas mesmo em doses menores, ele é perigoso para pessoas com imunidade mais fraca ou que sofrem de certas doenças.

As pessoas que bebem mais café podem apresentar sintomas desagradáveis, como nervosismo, insônia, palpitações cardíacas, aumento da pressão arterial ou problemas digestivos. A maior ingestão de café leva a uma micção mais frequente. As pessoas podem então sofrer desidratação e desconforto digestivo, dores de cabeça e fadiga. Sim, embora o café deva animar a pessoa, se você exagerar, ele pode ter o efeito oposto.

Se você sofre de insônia, tensão muscular ou boca seca, talvez deva considerar se está exagerando no café. ━━ Se você sofre de insônia, tensão muscular ou boca seca, talvez deva considerar se está exagerando no café. ( Fonte: Mike Kenneally /  Unsplash+ )

Além disso, se o seu corpo ficar superacidificado com a cafeína, você terá uma combinação de insônia, nervosismo, palpitações, tiques musculares e pensamentos delirantes.

Como saber se você está exagerando no café?

Muitas pessoas têm problemas cuja origem não sabem ao certo. Mas poucas pessoas pensam que isso pode estar relacionado ao consumo de café. Em geral, são sintomas sutis que podem se transformar em um problema mais significativo com o tempo. Esses incluem

Fonte: www.health.harvard.edu, www.mayoclinic.org

Rótulos: Saúde e beleza

Avatar photo

M. Levin