A linfa permanece, os quilos ficam: Tente finalmente dar o pontapé inicial na perda de peso

História de

Avatar photo

M. Levin

07.08.2025

━━ Em alguns casos, os problemas do sistema linfático também podem ser resolvidos pela massagem. No entanto, é sempre importante se concentrar na perda de peso. ( Fonte: Microgen / Shutterstock )

Nosso peso afeta muitas coisas e pode afetar negativamente nossa saúde. Entretanto, poucas pessoas percebem a importância da linfa nesse aspecto. Esse fluido corporal esbranquiçado que circula no sistema linfático atua como um sistema de limpeza e defesa. A obesidade causa inflamação no tecido adiposo ao redor dos vasos linfáticos. Isso diminui a velocidade do fluxo da linfa e coloca o corpo em sério risco.

O acúmulo de fluido no espaço intersticial significa uma remoção de resíduos prejudicada. Isso pode dificultar a movimentação de uma pessoa, por exemplo, a longo prazo. Os sintomas geralmente são, por exemplo, membros inchados, mas muitas vezes são situações muito sutis que só são percebidas mais tarde.

A perda de peso é a chave para restaurar a drenagem linfática

Em indivíduos obesos, o corpo retém quantidades excessivas de fluidos celulares e extracelulares. Pessoas com IMC acima de 40 estão em alto risco, e até 90% das pessoas com IMC acima de 60 certamente desenvolverão problemas. Portanto, recomenda-se que principalmente as pessoas com peso mais elevado pratiquem exercícios específicos também para a regeneração do sistema linfático.

Com a perda de peso, a linfa volta ao normal. Mas, em geral, muito lentamente. Mesmo que você consiga perder algum peso, é uma boa ideia continuar a se exercitar – não para perder mais peso, mas para colocar o corpo em forma e fazer com que a linfa se mova novamente.

Métodos auxiliares

Além dos exercícios convencionais, há outros métodos para tentar fazer a linfa fluir. Um dos mais comumente usados é a drenagem linfática manual. Essa é uma técnica de pressão suave e movimentos rítmicos, essencialmente uma massagem, que deve fazer a linfa fluir. No caso de complicações menores, sua eficácia é comprovada, mas se os problemas forem graves, o método geralmente tem funcionamento limitado.

O exercício regular pode reduzir significativamente os problemas linfáticos. ━━ O exercício regular pode reduzir significativamente os problemas linfáticos. ( Fonte: Dane Wetton /  Unsplash+ )

Mas o uso de aparelhos de compressão também ajuda. No entanto, eles devem ser usados em conjunto com exercícios. Muitas pessoas acham que eles sozinhos ajudarão a fazer a linfa se movimentar novamente, mas a verdade é que, sem exercícios regulares, essa esperança provavelmente será completamente inútil.

A perda de peso por si só não ajuda

Dito isso, mesmo uma grande perda de peso não significa necessariamente que isso colocará sua linfa em ordem novamente. Especialmente se ela tiver sido danificada por um longo período de tempo, mesmo depois de perder peso, você precisa continuar a se exercitar, fazer check-ups médicos e, em alguns casos, até tomar medicamentos especiais.

Passe bastante tempo se exercitando, mude sua dieta, tente não viver sob estresse e experimente a massagem linfática. Se você combinar essas regras, conseguirá lidar com o problema, mas ainda é uma boa ideia consultar um especialista e ficar de olho no estado da linfa.

Fonte: klosetraining.com, my.clevelandclinic.org

Rótulos: Saúde e beleza

Avatar photo

M. Levin