Um dos maiores desastres naturais da história da humanidade ocorreu há menos de 21 anos. Enquanto as pessoas em muitas partes do mundo estavam passando um segundo Natal tranquilo e seguro em suas casas, o Oceano Índico foi atingido pelo apocalipse na forma do maior tsunami em 600 anos.
Sumatra, na Indonésia, fica quase na interface de duas placas tectônicas – a placa indiana e a pequena placa da Birmânia. A tensão mútua dessas duas placas tectônicas sob o fundo do oceano causou um terremoto maciço de 9,1 graus na escala Richter no Natal de 2004.
A energia liberada por esse terremoto foi tão grande que deve ter sido acumulada durante centenas de anos. A força do terremoto em si pode ser comparada a 23.000 bombas atômicas do tipo Hiroshima. A intensidade do terremoto foi tão grande que afetou o planeta inteiro. Ele deslocou o polo norte da Terra quase 2,5 centímetros para o leste e encurtou a duração do dia em 2,68 microssegundos.
O tsunami teve um impacto catastrófico em todo o Oceano Índico. <A cidade de Banda Aceh, na ponta norte de Sumatra, foi a mais próxima do epicentro do terremoto. As primeiras ondas chegaram lá apenas 20 minutos após o início do terremoto. A próxima área afetada foi a Tailândia. As ondas se deslocaram pelo Oceano Índico a 800 km por hora e atingiram a costa de Phang Nga e a província de Phuket uma hora e meia depois.
Mais uma hora depois, o tsunami atingiu o lado oposto do Oceano Índico, na costa sudeste da Índia, perto da cidade de Chennai. Uma das áreas mais atingidas também foi Sri Lanka. A força recorde do tsunami é evidenciada pelo fato de que as últimas vítimas morreram quase oito horas depois, quando ondas violentas inesperadamente surpreenderam nadadores na África do Sul, a cerca de 5.000 quilômetros de distância do epicentro do terremoto. O tsunami também atingiu a Malásia, a Tanzânia e as Maldivas.
Os danos causados pelo tsunami nas áreas afetadas foram de enormes proporções. Ele deixou mais de 460.000 casas danificadas ou irremediavelmente destruídas. Infraestrutura, empresas, hotéis e comunidades prósperas foram destruídos. As ondas devastadoras também causaram um impacto muito negativo no meio ambiente, principalmente no solo, na vegetação e nas plantações. No geral, os danos foram estimados em aproximadamente US$ 13 bilhões. A Indonésia foi o país mais afetado, com danos que totalizaram quase US$ 6 milhões.
O tsunami do Oceano Índico é considerado, com razão, o tsunami mais mortal da história da humanidade. Ele causou mais de 230.000 vítimas. A maior cidade da província indonésia de Banda Aceh sofreu perdas enormes. A onda gigante matou um quarto da população da cidade. A cidade costeira de Lhoknga, a sudoeste de Banda Aceh, teve um desempenho muito pior. O tsunami arrasou a cidade e apenas 400 de seus 7.000 habitantes sobreviveram. No Sri Lanka, o tsunami causou o pior desastre ferroviário da história, quando uma onda gigante jogou um trem para fora dos trilhos, matando 1.700 pessoas.