Nos últimos anos, a aromaterapia se tornou muito popular. Muitas casas têm difusores que usam óleos essenciais para perfumar os cômodos. Os aromas induzem à paz e à tranquilidade, pois têm um efeito relaxante. No entanto, poucas pessoas sabem que os difusores de aroma podem ser potencialmente perigosos para os animais de estimação.
Os óleos essenciais são usados por seu aroma intenso e origem natural. Eles têm um efeito agradável sobre os sentidos humanos, mas o oposto é verdadeiro para os animais, pois eles são muito mais sensíveis aos odores. Há relatos de que o olfato de um gato é de 14 a 20 vezes mais sensível, e o de um cachorro é de 10.000 a 100.000 vezes mais sensível.
Os difusores não são inerentemente ruins, o problema surge quando se usam determinados óleos essenciais. De fato, certos tipos de aromas podem ser prejudiciais aos animais de estimação. Eles liberam uma névoa fina no ar que é criada pela combinação de óleo e água. Sua inalação ou ingestão pode causar sérios problemas de saúde aos animais de estimação.
Os sintomas mais comuns de envenenamento incluem apatia, vômito, diarreia, redução do apetite, irritação da pele e das membranas muc osas ou do trato respiratório e dificuldades respiratórias associadas. Entretanto, essas não são as únicas ameaças. Além desses efeitos, podem ocorrer queimaduras químicas se a pele entrar em contato direto com os óleos essenciais. Se seus animais de estimação apresentarem esses sintomas, consulte um veterinário imediatamente.
Entre os óleos essenciais considerados tóxicos estão os de tea tree, eucalipto, óleos cítricos como laranja, limão ou lima, canela, cravo, hortelã-pimenta, pinho, sândalo, ylang-ylang e outros.
Se você não quiser abrir mão dos difusores, alguns tipos de óleos essenciais são relativamente seguros. Entretanto, eles nunca devem entrar em contato com a pele de um cão, gato ou outro animal de estimação. Alguns dos óleos recomendados incluem camomila, mirra, gengibre e incenso. Sempre verifique se o óleo essencial é adequado antes de usá-lo.
Embora os difusores possam parecer inofensivos, eles podem, na verdade, ser assassinos silenciosos. Não é fácil estar ciente de todos os riscos que podem estar à espreita dos animais de estimação. Entretanto, se você os detectar, precisará agir em favor da saúde deles.