Descobrir os segredos do passado é uma atividade bastante interessante e até mesmo assustadora. A história está repleta de histórias ocultas que estão cobertas por camadas de poeira. Nesse caso, sob uma camada de tinta. Porque os restauradores descobriram um fenômeno fantasmagórico em uma pintura do século XVIII. Quando a camada superior foi removida, uma misteriosa figura demoníaca foi revelada.
As obras de arte transmitem uma variedade de cenas e muitas se tornaram mundialmente famosas por sua singularidade e valor. Entretanto, nem toda pintura é como parece à primeira vista. Muitas mostram apenas a camada superior, mas por baixo há representações que foram propositalmente pintadas. Os artistas geralmente as retrabalhavam porque não estavam satisfeitos ou queriam esconder algo que outros olhos não deveriam ver.
Um desses fenômenos surpreendentes foi descoberto por restauradores no quadro Death of Cardinal Beaufort (Morte do Cardeal Beaufort), pintado há mais de 230 anos pelo artista inglês Joshua Reynolds. A cena é inspirada na peça Henrique VI , de William Shakespeare, na qual o rei se deita no leito de morte de seu tio, o cardeal. Em uma entrada , ele pronuncia estas palavras: “Oh, banir o demônio diligente e intrusivo que sitia a alma deste infeliz”.
Originalmente, Reynolds interpretou a cena literalmente na tela. No entanto, a imagem foi chocante e criticada em sua época, então, gradualmente, o demônio que estava no fundo desapareceu sob camadas de tinta e verniz. Retratar uma figura irreal em sua forma verdadeira não estava de acordo com as regras artísticas e sociais da época.
A restauração da pintura em sua forma original não foi nada fácil e representou um grande desafio para os restauradores . No entanto, depois de remover cuidadosamente as camadas, o demônio foi descoberto em sua forma original. Como Reynolds pretendia que fosse.
“É uma pintura grande e queríamos garantir que ela ainda representasse o que Reynolds pintou originalmente, o que incluía permitir que o demônio fosse revelado”, disse Becca Hellen, conservadora sênior de pinturas do National Trust.
Segundo consta, o próprio Reynolds resistiu à pressão para remover o demônio da pintura. De acordo com o National Trust, ele havia sido coberto com inúmeras pinturas de várias pessoas, além de seis camadas de verniz. As primeiras tentativas não foram totalmente bem-sucedidas, pois uma mancha desagradável apareceu no lugar do demônio.
A pintura restaurada foi apresentada ao público para marcar o 300º aniversário do nascimento de Reynolds.