À primeira vista, essa pode parecer uma combinação estranha. A pasta de dente serve para limpar os dentes e o vinagre é usado na culinária. Embora existam muitas evidências de seus efeitos de limpeza, por que não tentar combinar os ingredientes para criar algo inesperado? Mesmo que um produto pertença à cozinha e o outro ao banheiro, a combinação pode convencê-lo de que eles têm algo a fazer em ambos os cômodos. Na verdade, eles criam a espuma de limpeza perfeita que pode combater tanto a sujeira quanto as bactérias.
A mistura de pasta de dente com vinagre forma uma dupla surpreendentemente potente, tanto do ponto de vista químico quanto prático. A espuma efervescente é excelente para limpar uma variedade de superfícies e também para clareamento. Isso ocorre graças a uma reação química muito simples. Como isso funciona?
Na pasta de dente, encontramos ingredientes como flúor, abrasivos e também peróxido, que ajuda no clareamento dos dentes. Mas, além disso, ela sempre contém bicarbonato de sódio, que conhecemos mais simplesmente como bicarbonato de sódio. O vinagre contém ácido acético. Quando essas duas substâncias são misturadas, acontecem maravilhas.
Quando o ácido acético entra em contato com o bicarbonato de sódio ou substâncias alcalinas semelhantes, ocorre uma reação ácido-base. Isso libera dióxido de carbono e faz com que a mistura efervesça ou espume. O agente de limpeza resultante é capaz de soltar impurezas, por exemplo, em resíduos, juntas e azulejos, mas também aumenta o efeito de limpeza da pasta.
A mistura resultante mata as bactérias, decompõe os depósitos minerais (como o calcário) e dá brilho às superfícies. Isso o torna muito útil tanto no banheiro quanto na cozinha, pois em ambos os casos é possível usá-lo para limpar a pia e os ralos, bem como os azulejos da parede.
Alguns dos produtos de limpeza que você compra em farmácias são desnecessariamente caros e contêm produtos químicos que não são seguros para uso sem luvas. Entretanto, o creme dental comum com vinagre é totalmente inofensivo. Se você não fizer experimentos e misturar outras substâncias à mistura, pode ter certeza de que a espuma de limpeza só prejudicará as bactérias.
A mistura é suave para a pele e para a maioria das superfícies. Ela removerá a sujeira de muitas superfícies e você poderá até mesmo limpar as solas dos sapatos com ela. Além disso, ela remove odores. No início, você pode sentir o cheiro de vinagre dos resíduos, mas esse cheiro desaparecerá rapidamente e você terá apenas um resultado fresco. Além disso, em alguns casos, CDs de música ou filmes arranhados também podem ser limpos com a mistura.