As pessoas adoram quebra-cabeças e enigmas há centenas e centenas de anos. Os quebra-cabeças mais famosos são quase tão antigos quanto a própria humanidade e, ainda assim, muitas pessoas não sabem a resposta para eles. São enigmas que foram passados de geração em geração. Alguns deles exigem uma mente afiada e raciocínio lógico, outros o deixam na dúvida. Teste sua inteligência como milhares de pessoas antes de você. Você será bem-sucedido?
As pessoas têm testado suas habilidades de raciocínio há mais de 4.000 anos. No que hoje é o Iraque, foi criado um enigma que sobreviveu até os dias de hoje. Aqui está: “Há uma casa. Um homem entra nela cego, sai e vê. O que é isso?”
Você já ouviu esse enigma antes ou é a primeira vez que se depara com o enigma mais antigo do mundo? Você sabe a resposta ou pensou nela na primeira tentativa? A resposta correta é escola. Os sumérios davam grande ênfase ao valor da educação.
No sétimo livro do Antigo Testamento, Sansão estava dando uma charada para seus trinta convidados para o jantar. Ele lhes disse que se respondessem corretamente, ele lhes daria 30 peças de roupas caras, mas se respondessem incorretamente, ele deveria lhes dar as roupas caras. O problema é que o enigma era fraudulento.
Somente aqueles que conheciam bem Sampson tinham chance de resolvê-lo. E o enigma? “Do comedor, algo para comer, do forte, algo doce.” Isso parece complicado e estranho? Não consegue descobrir a resposta? As abelhas construíram um favo de mel dentro do corpo do leão. Sampson matou o leão com suas próprias mãos antes do banquete e, quando voltou, encontrou abelhas construindo uma colmeia dentro de seu corpo.
Diz-se que o poeta Homero visitou uma ilha grega e encontrou pescadores lá. Diz a lenda que Homero perguntou aos pescadores que tipo de dia eles estavam tendo. Eles lhe responderam com um enigma. “O que pegamos, jogamos fora; o que não pegamos, guardamos. O que guardamos?”
Homer não sabia a resposta e procurou por ela até sua morte. Você será capaz de responder? Você sabe o que os pescadores guardavam? A resposta é aparentemente muito simples, mas você precisa pensar bastante. Piolhos! Isso é o que os pescadores não pegaram e ainda assim guardaram.
O clássico Alice no País das Maravilhas é basicamente cheio de bobagens. O enigma não é exceção. Quando Alice está na Festa do Chá Maluco, o Chapeleiro lhe faz uma pergunta confusa. “Por que um corvo é como uma escrivaninha?”
Você tem alguma ideia ou é como a Alice? Ela não tinha a menor ideia. Então, ela perguntou ao Chapeleiro, que lhe fez a pergunta. A resposta dele pode surpreendê-lo. “Não tenho a menor ideia!” Na verdade, ele não estava dizendo uma charada, mas perguntando algo que ele mesmo não fazia ideia.
No romance Ulysses, há um enigma que Stephen Dedalus deu a seus alunos. “O galo cantava, o céu estava azul. Os sinos no céu bateram onze horas. É hora de esta pobre alma ir para o céu.” Acho que você não encontrará a resposta facilmente. Não é muito lógico.
Está se perguntando? Aqui está: “Uma raposa enterrando sua avó sob um azevinho”. Não está entendendo? É supostamente um enigma que não pode ser respondido a menos que a resposta seja conhecida de antemão.