Embora o tópico deste artigo possa tê-lo pego de surpresa no início, dormir separado no casamento é mais comum do que você imagina. Pode haver muitos motivos para isso. Por exemplo, quando seu cônjuge inquieto o tira do sono com muita frequência, você pode pensar que ter uma cama ou até mesmo um quarto inteiro só para você pode ser uma ótima solução.Várias pesquisas revelaram que muitos americanos estão seguindo essa ideia e se mudando para uma cama ou quarto separado enquanto permanecem no relacionamento. De acordo com uma pesquisa do New York Times realizada pela International Housewares Association, um em cada cinco casais nos EUA dorme em quartos separados. A maioria dos que dormem separados o faz todas as noites, de acordo com a pesquisa realizada em janeiro com 2.200 americanos. ” Acho que é muito mais comum do que as pessoas pensam”, disse o designer de interiores de Manhattan, Rodney Lawrence, ao Times. Então, vamos dar uma olhada em alguns dos prós e contras de casais que dormem em quartos separados.
Um dos principais motivos pelos quais os casais procuram camas de solteiro é que eles têm rotinas diferentes de sono e vigília. Essa afirmação foi feita pela Naturepedic, uma empresa de colchões. De fato, ela realizou um estudo sobre o assunto do qual participaram 800 pessoas. Metade dos 800 entrevistados disse que vive em um relacionamento saudável enquanto dorme em camas separadas. Isso significa que os parceiros não incomodam um ao outro quando se levantam em horários diferentes do dia e têm um sono de melhor qualidade. A outra metade estava em um relacionamento de parceria e rotineiramente dormia na mesma cama que seu cônjuge ou parceiro.
Dormir em locais separados parece reduzir o estresse para algumas pessoas. Uma pesquisa de 2020 sobre o sono entre estudantes de medicina de uma faculdade de medicina da Arábia Saudita concluiu que a má qualidade do sono estava significativamente relacionada ao aumento dos níveis de estresse. O sexólogo Weiss também diz: “A separação, mesmo que seja apenas durante o sono, minimiza as ocasiões em que você fica nervoso.Ao mesmo tempo, ela pode ajudar a manter ou reacender a faísca em um relacionamento.”
Uma das desvantagens de dormir em camas separadas pode ser a opinião das pessoas ao seu redor. Se você divulgar que você e seu cônjuge estão dormindo em camas separadas, corre o risco de enfrentar a desaprovação de amigos, familiares e até mesmo de estranhos. Embora ninguém possa ver seu relacionamento, algumas pessoas ainda podem achar que isso é um sinal de que seu relacionamento não tem sexo ou está à beira de um rompimento. Entretanto, a opinião dos outros não deve determinar como você vive sua vida.
Os arranjos para dormir separados, entretanto, trazem um risco mais sério do que a opinião dos outros. Os parceiros podem se afastar mais facilmente, evitando um ao outro e deixando de resolver problemas juntos, diz o terapeuta Bingner. “Se você não tiver nenhum contato com seu parceiro… é muito fácil perder a noção de que vocês são algo mais do que uma equipe que cria e trabalha em conjunto.” Acrescenta Sophie Jacobi-Parisi, uma advogada de Nova York.