As descobertas acidentais tendem a ser as mais interessantes. E, acima de tudo, as mais surpreendentes. Uma dessas descobertas inesperadas ocorreu na cidade turca de Nevşehir. Para construir novos prédios, eles demoliram bairros em ruínas e descobriram que uma cidade subterrânea secreta estava escondida embaixo deles.
A cidade de Nevşehir está localizada na Turquia, em uma área chamada Capadócia, que é conhecida por suas formações rochosas e valiosos locais históricos. Foi lá que uma cidade subterrânea foi descoberta em 2014 , que estava escondida sob os pés dos habitantes locais há séculos. Embora a área seja conhecida por seus complexos subterrâneos, essas descobertas sempre despertam grande interesse e fascínio, pois apontam para incríveis habilidades arquitetônicas e de engenharia.
Quando os trabalhadores começaram a demolir as casas em ruínas, tiveram que parar depois de um tempo. O solo revelou cavidades e corredores. Os arqueólogos foram imediatamente chamados ao local e ficaram entusiasmados com a descoberta. Eles haviam descoberto acidentalmente uma cidade subterrânea que, de outra forma, provavelmente teria escapado à atenção por anos. Eles descobriram que se tratava de um complexo muito elaborado.
A cidade é bem diferente de outras cidades subterrâneas, de acordo com os arqueólogos. “Nós a chamamos de ‘cidade das chaminés de fadas’. Há quase mil salas que se abrem horizontalmente na entrada para formar um assentamento na encosta. Outras cidades subterrâneas normalmente mergulham para baixo, mas esse lugar tem um conceito diferente”, disse o arqueólogo chefe Semih Istanbulluoğlu
Acredita-se que a cidade tenha cerca de 5.000 anosde idade. Estima-se que ela tenha abrigado pelo menos 20.000 pessoas, mas é provável que esse número seja muito maior. Também é interessante notar que muitos aparentemente viviam aqui permanentemente. De acordo com as descobertas, o local foi habitado desde a era bizantina até o domínio otomano.
Esse é um complexo realmente único. Uma rede de corredores e salas revela muitas outras estruturas internas, como capelas, prensas de óleo, poços de ventilação, além de um túnel de água de 186 metros de comprimento, que era uma grande tecnologia nos tempos antigos. Essas passagens subterrâneas aparentemente chegam a uma profundidade de 113 metros.
A área da Capadócia é um local ideal para a exposição de estruturas rochosas e subterrâneas, pois o solo é composto de rocha vulcânica macia. Na antiguidade, muitas formações rochosas foram criadas para servir como santuários, capelas na época cristã ou como abrigos quando invasores persas, mongóis e outros vieram para cá.
Em 2015, parte dos túneis foi aberta aos visitantes. Os espaços são bastante amplos, portanto, é fácil se locomover. No entanto, as escavações ainda estão em andamento e continuam a descobrir novos fatos interessantes. Não se sabe ao certo o tamanho da cidade, mas estima-se que ela poderia ultrapassar a famosa cidade subterrânea turca de Derinkuyu em tamanho.