O que os Arquivos Tesla estão escondendo?

História de

Avatar photo

O. Poruba

08.04.2025

━━ ( Fonte: Kittyfly / Shutterstock )

Elon Musk está atualmente indignando o público, especialmente com seu trabalho na administração do novo presidente dos EUA. Mas essa não é a única controvérsia associada à sua pessoa. O que os chamados Arquivos da Tesla estão escondendo?

Como Elon Musk passou de visionário a indesejável

Elon Reeve Musk é um empresário e engenheiro de ascendência sul-africana, canadense e britânica. Ele fundou a empresa espacial SpaceX e foi o responsável pela criação da empresa automobilística Tesla. Ele é considerado por muitos um visionário, mas essa reputação começou a ruir quando ele comprou a rede social Twitter, agora X.

No final de 2022, teve início uma combinação inaceitável de mídia, negócios e, posteriormente, poder político. O alcance das publicações antissemitas, racistas e conspiratórias na rede social X aumentou rapidamente. E Elon Musk, sem dúvida, ajudou a ascensãode Donald Trump ao cargo dessa forma polêmica. E a polêmica continua. Em um discurso após a posse de Trump, Musk levantou a mão direita e publicou o vídeo que registrou o discurso na rede social X. O gesto, que lembra uma saudação nazista, certamente não passou despercebido na esfera pública. Elon Musk tem sido objeto de intensa cobertura da mídia há algum tempo, mas esse está longe de ser o único momento problemático no comportamento do empresário americano.

Ele gosta de usar a Plataforma X para atacar explicitamente seus contemporâneos comerciais ou ideológicos. As evidências de seu comportamento problemático são cada vez maiores. Evidências recentes incluem arquivos corporativos vazados de um ex-funcionário da Tesla.

Elon Musk na reunião do VivaTech 2023 em Paris. ━━ Elon Musk na reunião do VivaTech 2023 em Paris. ( Fonte: Frederic Legrand - COMEO / Shutterstock )

Um ex-funcionário não só chamou a atenção para a situação da Tesla, mas também para o fato de que a empresa está se tornando uma empresa de segurança.

Trata-se de Lukasz Kupski, que no passado apontou osproblemas críticos de segurança dos carros da Tesla ou as péssimas condições de trabalho da empresa. Ele conseguiu coletar um total de 100 GB de dados internos. O problema inicial foi o vazamento de informações confidenciais em si . A montadora norte-americana não protegeu adequadamente os dados de clientes, funcionários e parceiros, o que foi imediatamente investigado pela autoridade de proteção de dados da Holanda, onde a Tesla tem sua sede europeia.

O segundo ponto de discórdia é o conteúdo dos documentos. Os chamados Arquivos Tesla contêm 23.000 arquivos internos com 2.400 relatos de problemas com a aceleração automática, bem como informações sobre 1.500 problemas com o sistema de freios, 139 reclamações de frenagem de emergência não intencional e 383 reclamações sobre situações de parada fantasma devido a falsos avisos de colisão.

Esses dados internos revelaram um padrão característico do comportamento de Musk de anunciar planos grandiosos e tentar executá-los, independentemente de seu impacto sobre indivíduos específicos. O conhecido inovador, sem dúvida, promove soluções tecnológicas exclusivas, mas muitas vezes o faz às custas da verdade. O próprio Kupski se queixou de ter sido assediado, ameaçado e, por fim, demitido quando apontou sérios problemas de segurança em seu local de trabalho.

Os documentos também forneceram o material de origem para um documentário com o mesmo nome. O filme, que foi apresentado oficialmente em março de 2025 no festival internacional de documentários Cph:dox em Copenhague, tem como objetivo não apenas expor a situação na Tesla, mas também questionar as ambições políticas de Musk.

Fonte: www.bbc.com, hypebeast.com, www.kinobox.cz

Rótulos: Notícias

Avatar photo

O. Poruba